Quinta-feira, 29 de Março de 2007

AVI para DVD no Ubuntu

(09/ABR/2007 ATENÇÃO: nova versão em http://ubuntu.no.sapo.pt/avi_para_dvd.html)

Para editar vídeo e mexer com ficheiros avi e com dvd's instale o Avidemux, o QDVDAuthor, o DVDStyler e o DeVeDe. Para editar as legendas pode usar o ksubtitles, subtitleeditor e/ou o gaupol. Estão todos nos repositórios excepto o DVDStyler. O DeVeDe dos repositórios não está actualizada, veja mais em baixo como instalar a versão actualizada.

Para instalar o DVDStyler, abra o Synaptic, vá ao menu "Configurações", "Repositórios", e clique na tabela "Terceira Pessoa". Clique no botão "Adicionar" e em linha do APT cole a seguinte linha (em Edgy, cole a linha tal como está, não mude a palavra "dapper"!)

deb http://dvdstyler.sourceforge.net/repository/ubuntu/ dapper main

Actualize os repositórios e depois instale o pacote "dvdstyler".

No caso do DeVeDe, a versão que está nos repositórios é a 2.1.0. Esta versão só permite legendas fixas. A versão 2.1.2 (actual) é simples de instalar a partir das fontes (http://www.rastersoft.com/programas/devede.html) e permite legendas amovíveis. Se desejar um ficheiro deb do Devede 2.1.2 faça

sudo -i
cd pasta_onde_descompactou_a_fonte
checkinstall ./install.sh
O DeVeDe é o programa mais simples e mais completo. Com ele pode fazer tudo excepto os menus. Pode adicionar um ficheiro AVI, as legendas, e terminar com o DVD gravado se assim o desejar. É bastante rápido, mas pode querer usar o Avidemux para encodar os ficheiros AVI com um pouco mais de qualidade em detrimento da velocidade.

O Avidemux serve para trabalhar os ficheiros de vídeos (cortar, editar, juntar) e também gravar para formato dvd (menu "Auto", "DVD"). Por omissão o Avidemux faz duas passagens ao filme, o que o torna um pouco lento (demora o dobro do tempo em relação ao DeVeDe), mas em contrapartida a qualidade pode ser muito mais afinada.

O Avidemux pões as legendas fixas, mas em alternativa pode criar o ficheiro mpeg normalmente sem legendas e depois criá-las no QDVDAuthor para serem legendas amovíveis. Também pode usar o DeVeDe para fazer isso, sendo que este permite definir o código de página do texto das legendas.

O DeVeDe permite introduzir vários filmes num DVD. O QDVDAuthor e o DVDStyler permitem criar menus e introduzir vários filmes num dvd.

O DeVeDe 2.1.2 pode criar os ficheiros com legendas amovíveis. Grave-os como ficheiros MPEG compatíveis para serem usados  no QDVDAuthor ou DVDStyler. Se não precisa de menu, então o Devede 2.1.2 faz tudo. Com as opções por omissão, o DeVeDe é bastante rápido.

Exemplo simples:
Faça tudo no DeVeDe.

Exemplo complicado:
Abra o Devede, seleccione o filme e as legendas. Na primeira tabela, seleccione "Criar estrutura de disco" e depois clique "Avançar".

Ficará com uma pasta com a estrutura de um DVD e os ficheiros VOB que serão usados no QDVDAuthor ou no DVDStyler.

Se usar o QDVDAuthor, adicione o(s) ficheiro(s) VOB (terá de definir as directorias de trabalho do programa e clicar de novo em "Add video" e então seleccionar o ficheiro VOB). Clique no botão "DVD"  da barra de ferramentas, confirme que não deseja menus e imagens, etc. Clique em "Burn ISO" e clique em "OK" e o ISO será criado na directoria que definiu (/tmp/Unamed por omissão ou então a sua home). Se tiver um DVD na drive, este será usado para gravar o ISO automaticamente.

Se usar o DVDStyler clique na barra lateral esqueda em "Directórios" (poderá parecer qualquer coisa como "DiretÃ3rios"). Vá à pasta VIDEO_TS onde está o ficheiro VOB, seleccione-o e arraste-o até à barra horizontal que se encontra em baixo. Largue o ficheiro ao lado do "Menu 1". Para gravar ou criar um ficheiro ISO do DVD seleccione "Gravar DVD" no menu "Arquivo".

Conclusão, para coisas simples e eficazes, use apenas o Devede. Para coisas mais requintadas, use o Avidemux ou DeVeDe com o QDVDAuthor ou DVDStyler! Os programas não são complicados se mantiver as coisas simples, mas eles têm milhentas opções para explorar e testar!!!
publicado por epimeteo às 02:28
link | comentar | favorito
8 comentários:
De victoruas a 12 de Novembro de 2007
Boas, eu só queria colocar umas questões, eu estou usando o Avidemux para converter um AVI para DVD, mas o no final só consigo um ficheiro com 2 G com o formato mpg o qual não é reconhecido pelos leitores de DVD's , já repeti várias vezes o processo e o resultado é o mesmo, não era suposto aparecer no final vários ficheiros vob como é característico nos DVD's .
Tentei a mesma coisa usando o Avidemux e o DeVeDe como no tutorial que está em:
http:/ ubuntu.no.sapo.pt /avi_para_dvd.html
mas quando está convertendo para DVD dá erro e diz que pode ser um bug.
Nas duas situações o que pode estar correndo mal, se calhar é nabiçe minha, com eu nunca fiz este tipo de trabalho no Linux agradecia uma ajuda.
Ainda por cima isto tudo é só para provar a um amigo meu que o Linux tem ferramentas melhores para edição de vídeo que o windows pois eu não preciso converter nada, o meu leitor de DVD's lê tb AVI , XVID e DIVX.

Abraço ;-)
De epimeteo a 12 de Novembro de 2007
Boas vitoruas,

qual a aplicação que lhe está a dar o erro? Qual é o erro em concreto? Por favor, seja um pouco mais específico. Execute os programas numa consola para poder ver os erros que ocorrem se nenhum lhe aparece no ecrã.

Utilizei o Avdemux com o DeVeDe apenas porque considero que o Avidemux faz a conversão para MPEG com uma melhor qualidade, e tem muito mais opções e possibilidades do que o DeVeDe. No tutorial o DeVeDe é apenas usado para criar a estrutura do DVD e para gravá-lo.

Como solução de recursos, pode criar o DVD apenas no DeVeDe, pois ele converte ficheiros também.

Se quiser alguma ajuda, esteja à vontade.
De Anónimo a 17 de Novembro de 2007
Olá antes demais obrigado pela atenção e peço desculpa pela demora a responder.
O erro que o DeVeDe dá é o seguinte, quando ele começa a criar a estrutura de dvd, pára e diz que o erro é possivelmente causado por bug do spumux, penso que isto está relacionado com as legendas, eu vou experimentar embutir as legendas com o Avidemux em vez de embuti-las com o dvd.
O que eu acho estranho é que tanto no Ubuntu como no Debian dá o mesmo erro.

Abraço
De epimeteo a 18 de Novembro de 2007
Boas,

voltei a percorrer o tutorial, desta vez no Ubuntu 7.10 (Gutsy). Não foi necessário compilar o DeVeDe 2.12, visto que a versão 2.13 está nos repositórios.

Criei um vídeo com legendas não permanentes (amovíveis/removíveis) sem problemas nenhuns. Pode colar o seu erro aqui (apenas a parte relativa ao erro, se for muito extenso) para ver se posso ajudar?

De victoruas a 18 de Novembro de 2007
Tal como disse exprimentei embutir as legendas com o Avidemux e desta vez o DeVeDe já não deu erro , como eu tinha desconfiado o problema está nas legendas, agora vou repetir o processo desta vez usando a consola e embutindo as legendas com o DeVeDe para ver se através da linha de comandos o erro é mais explicito.

Cumprimentos.
De Cheap Concert Tickets a 31 de Março de 2011
The same can not say the Horde. Comparing the installation of one another would say that the Horde is at least 10 times more difficult to install. But the result of a professional level.
De celia a 18 de Janeiro de 2009
Frequentemente tem-me dado um erro no Devede sempre que tento adicionar um ficheiro: "file doesn't seem to be a video file". Adiciono o mpeg anteriormente criado no Avidemux e já tentei adicionar o avi, mas continua a dar-me esta mensagem de erro...não sei mais o que fazer....
De carlos a 27 de Fevereiro de 2009
esta dando esse erro porque? Incompatible output format
Failed

File Can't Help But Wait was NOT saved correctly.
eu fiz tudo sertinho como esta lá passo a passo

me mandanda um email porque?
willcarlosnx@gmail.com

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Nova versão do Ubuntu: Ub...

. Actualize e instale pacot...

. Shoreline firewall (Shore...

. AppArmor no Ubuntu Feisty

. SElinux no Ubuntu Feisty

. Novo AcetoneISO2 no Ubunt...

. Microsoft, os acordos e o...

. Instalar o Windows XP, o ...

. Gutsy Gibbon - Tribe-1

. Amuled no Ubuntu

.arquivos

. Outubro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds